sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

A escolha da data do casamento

Desde o pedido, há alguns dias, temos discutido diariamente sobre a data do casório. Bom, eu sou uma sonhadora nata e quando o assunto é o meu casamento, minha cabeça vai nas nuvens... mas ainda bem que o noivo é pé no chão e a calculadora de bolso já é um item indispensável na hora do planejamento.
Na discussão, levamos em conta alguns itens. Talvez sirva de ajuda para outros noivinhos escolherem suas datas:

1. Tipo de casório e orçamento disponível:

Bom, segundo o noivo, essa questão depende de uma equação simples: quanto maior for o sonho do seu casamento, mais tempo precisará para planejar tudo e quanto menor for o dinheiro disponível para pagar o casamento, maior será o prazo necessário para quitar as prestações do seu sonho.
Como o nosso orçamento é pequeno e o noivo não quer esperar muito, eu tive que simplificar o sonho (buáaaaaaaaaaaaaaa!!!!)

2. Local escolhido para cerimônia e recepção:

Aqui vai outra equação: quanto mais badalado o lugar, maior a probabilidade de não ter data disponível para o próximo ano (e talvez nem para daqui a dois anos!!!), então vale a pena uma pesquisa prévia de um local que seja agradável e acessível antes de marcar a data.
O noivo e eu concordamos sobre o casamento na praia, já encontrei dois lugares viáveis com datas disponíveis em 2011!

3. Época do ano

No inverno as pessoas se vestem de forma mais elegante. Na primavera, tudo fica mais romântico. No verão, o clima fica mais descontraído e o outono prevalece um clima ameno e fresquinho com paisagens bucólicas.
Queremos um casamento bem informal, na praia. Só que não queremos ninguém derretendo na areia no final da tarde. Com este raciocínio, elegemos a primavera!


4. Datas comemorativas

Vale a pena pesquisar quais serão os feriadões, finais de campeonato, eleições e até final de novela para o seu casamento não ser ofuscado. Já pensou a sua cerimônia às moscas porque todos estão querendo descobrir quem matou Saulo?
No nosso caso, escolhemos uma data próxima a um feriado para favorecer os familiares que vem de longe para a festa bombar. E até lá Passione já acabou!!!


5. Férias
Os últimos dias que antecedem o casamento são estressantes e seria legal ter tempo para uma lua-de-mel um pouco mais longa e até tempo para se adaptar à casa nova. Por isso, o ideal é que os dois consigam conciliar as férias para o mês do casamento. Dezembro, fevereiro e julho são os meses mais disputados para se tirar férias.
Escolhemos um mês pouco disputado para conseguir programar as férias: setembro!

6. Ciências ocultas

O noivo detesta tudo que termina com gia. Mas eu quis conferir só para garantir. Existem sites especializados em Numerologia e Astrologia que ajudam a ver o dia certo para trocar as alianças.
O dia escolhido representa o número 5 em numerologia - perfeito para uma parceria com amor e honestidade a longo prazo e um dia astrológico regido por vênus, o planeta do amor!


7. Datas importantes

Depois de levar em conta com racionalidade, vale a pena um pouco de romance: se o casal tiver alguma data marcante como o início do namoro ou o dia do pedido, pode usar como base para escolher a data do casório.
Em nosso caso, 10 de setembro foi a data do casamento dos meus pais, em 1976! Foi uma união de sucesso, até meu pai falecer, há três anos.




Estes blogs tem posts muito interessantes sobre como escolher a sua data, vale a pena ler:

Casamento Busca
Noivas online
Nerds in love

4 comentários:

Pri disse...

Gostei das dicas!
Eu também vou me casar na primavera e meu noivo adoraria casar na praia ... (risos)

Mas é apenas uma possibilidade ainda!
Beijos

http://priscilanovanoiva.blogspot.com/

Big Noiva disse...

Priscila! Obrigada por comentar. Já estou seguindo o seu blog também.
Casar na praia é um sonho maravilhoso né? Vou falar mais sobre isso nos próximos posts. Daí a gente troca idéias sobre o assunto.
Beijocas

Big Noiva disse...

Faltou uma dica muito importante: a de avaliar se os fornecedores que você deseja tem a sua data livre. Para ficar com os fornecedores que escolhemos, trocamos a nossa data para 05/05/2012!

RC Eventos Curitiba disse...

ótimas dicas, adorei, vou me inspirar e fazer um post tambem em meu blog...